domingo, 1 de junho de 2014

A Ciência dos Milagres

A Ciência dos Milagres
“Os cosméticos e o efeito placebo”, ou “O engodo dos anti-rugas”?

Esta é uma Loooonga reflexão que vos proponho.

Hoje li um dos raros artigos que a Deco realizou sobre cosméticos. Esta Associação de Defesa do Consumidor publica na sua revista estudos comparativos de telemóveis, LCDs, Cameras Fotográficas e carros todos os meses, mas passa anos sem publicar um artigozito sobre cosméticos. Excepção para os protectores solares é verdade, mas esquecer os milhões de artigos que todos nós usamos? Todos sem excepção ? Desde o primeiro ao último dia das nossas vidas?

A conclusão quanto a este artigo é que os anti-rugas estão para a Estética filosófica – como a função estética está para o Design Industrial.Os resultados são muito curiosos com comparações entre marcas com todos os preços.
A Cosmetologia é uma ciência, não é Alquimia.
Em todas as formações eu digo isto. - Os cosméticos anti-rugas vendidos nos hipermercados obtêm os mesmos resultados que os cosméticos idênticos na alta perfumaria de luxo.

 Geralmente esta afirmação garante uma serie de rostos com olhares profundos que dizem,  – Vai gozar com outra, num misto de amor e ódio.

Mas parece que no teste comparativo entre o anti-rugas da Cien (Lidl) e o Rénergie Multi-Lift da Lancôme  “ganhou” o primeiro. A diferença de preço entre eles são uns estonteantes oitenta e três Euros e doze cêntimos. Sim, € 83,12.

Com isto querem dizer que o Cien cumpre a sua função utilitária, a sua função prática. “Repara” tão levemente as rugas, que a leitura tem que ser realizada com equipamentos de ampliação. Mas pronto, "repara" qualquer coisa e "repara" melhor.

Este estudo comparativo levou-me a pensar nas funções, conceitos que todos os estudantes de Design desenvolvem. Não existe apenas uma definição de função já que a função pode ser prática, estética, simbólica… Assim sendo o preço do resultado de um anti-rugas pode ser barato, se ignorarmos as outras funções.

Mas e se não conseguirmos ignora-las?

Quem paga esta diferença de preços entre o mesmo tipo de produtos está a adquirir as outras funções. A ilusão de quem se relaciona com as Estrelas do Cinema, a beleza da embalagem que transmite fiabilidade e harmonia e sejamos honestos, fica bem melhor na prateleira da casa de banho, cheira melhor e a textura ao toque é mais agradável .

Mas as grandes empresas dos cosméticos não vendem só cosméticos vendem ideologias e sonhos, vendem uma ilusão que para alguns é reconhecida como isso mesmo, uma ilusão que nos faz feliz. Estas empresas vivem da Psicologia e do Marketing.

Depois de ler os resultados dos testes observei melhor dois deles.

A embalagem do Cien é um pote atarracado, com uma tampa de rebordo bojudo, num amarelo em tom what is that? e umas letras horríveis, num azul arroxeado, a  gritarem devido à complementariedade com a tampa. E esta surpresa só surge depois de abrir a caixa de cartão que é um puro desperdício de papel. O reclame apresenta-nos uma Ilustre Desconhecida, senhora de cabelo loiro escorrido, a aplicar uma colherada de creme no rosto com sardas.

Já o frasco da Lâncome é uma elegância em gradação de roxo, régio, luxuoso, energético e misterioso. A tampa encimada pela rosa é boleada com perfil prata. O lettering é sóbrio e elegante. O Packaging exterior em cartão  envolve o delicado boião numa caixa perolada, com letras gravadas num sedoso azul. O orgulho de qualquer packshot.
Claro que a fotografia do Mario Testino com a belissima Kate Winslet não fica nada mal nas páginas das revistas femininas, já para não falar dos artigos editoriais que apresentam este produto. Estes artigos são tão bem, mas tão bem escritos que por momentos me parece impossível que tenhamos vivido até gora sem este creme capaz de “Em 4 semanas, as rugas atenuam-se e mesmo as zonas mais difíceis de liftar parecem visivelmente remodeladas” esta afirmação é da Lâncome, não é minha.

 E penso eu:

 - Era bom se eu também liftasse. Afinal aqueles testes científicos em X mulheres que os comprovam não deixam margem para dúvida!

E a luta começa no meu cérebro, o meu lado racional começa a sobrepor-se, o emocional lixa-me sempre nestas coisas. Penso melhor, - há e tal, oitenta e tal Euros é muito dinheiro por 50ml de creme.

E é aqui que entra novamente a relatividade da coisa. Se me apetecer ir às compras à baixa Lisboeta, e se ficar tarde e me apetecer dormir por lá? Vá lá! É só para demonstrar o meu ponto de vista. Se me apetecer dormir por lá, prefiro ficar no Avenida Palace embora a Pensão Nova Avenida fique ali a dois passos. Quer dizer, são duas unidades hoteleiras bem localizadas, com TV e WI-FI, duche e camas com lençóis lavados, certo?

-Pois tá bem mas o Palace é muuuuito mais bonito e cosy e os lençóis são mais fofinhos, a Net é mais rápida e tem robes e chinelos e montes de amenitys.

- Mas a Nova Avenida é mais barata, tem um sabãozinho com PH básico que arranca couro mas é asseadinha e também é só para dormir.

Ok, nada contra a diversidade de escolhas e variedade nas opções, o que eu defendo é que os Consumidores devem saber o que é que estão a pagar para puderem escolher o que querem pagar.

Não é porque a maioria de nós tem um carrito económico com baixa cilindrada, que os topos de gama desportivos e exclusivos desapareceram do mercado automóvel. O que eu queria era que parassem com a publicidade desonesta, que abusa dos estudos da treta e promete cirurgias sem bisturis.

Os cosméticos funcionam? – Sim. Não da forma , na quantidade, na rapidez e com os resultados milagrosos que alegam, mas funcionam. Com a fórmula certa, na quantidade exacta, no seu tempo, com disciplina e regularidade.

O marketing neste mercado é um insulto à inteligência de muitas pessoas. Pessoas que todo os dias usam cosméticos de forma esclarecida e consciente.Para mim é publicidade em modo de Alquimia.
E depois quando a época é de contenção é preferível dormir na Nova Avenida do que na rua, não é?

Para terminar, a palavra do dia. Placebo. A palavra placebo deriva de  placere na origem latina significa agradar, dar prazer, satisfazer.

- Any thoughts?

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